PROJETO HUMANIZAR DO CREAS-ONG PAZ DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS E PRESIDENTES DE ENTIDADES NÃO GOVERNMENTAIS PARA ATUAR COM PRATICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA







Este curso de aperfeiçoamento é destinado a pessoas que pretendem se especializar no atendimento de práticas de justiça restaurativa para trabalhar em contextos de conflitos e de violência. A formação nas abordagens restaurativas propicia a inclusão social e a prevenção da violência dos destinatários da assistência social.
A proposta apresentada visa oferecer ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e o fortalecimento de competências dos servidores públicos da Rede de Assistência Social CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, ONGs, etc visando colaborar com a implantação de uma cultura cidadã, de responsabilização para a pacificação das famílias e da sociedade. 
Na perspectiva de um trabalho integrativo, o ProjetoHumanizar utiliza o método ESPERE – Escola de Perdão e Reconciliação como fundamento para as práticas dos servidores/cuidadores sociais e as abordagens restaurativas dos Círculos de Justiça Restaurativa – teoria e prática, visando alcançar melhor desempenho das competências dos profissionais e melhores resultados no comportamento dos assistidos na Rede de proteção e assistência.
A ESPERE é um programa de formação que nasceu da experiência dos territórios de paz, em Bogotá. Ela oferece uma base de reflexão sobre o impacto das emoções para a saúde física, mental, emocional e espiritual, e propicia aos indivíduos, o desenvolvimento de habilidades necessárias para o manejo das emoções, para os processos da comunicação não violenta na interação humana e para a melhoria das relações interpessoais.
Os Círculos Restaurativos constituem um movimento mundial que vem ganhando espaço também no Brasil, pela força da Resolução 225/2016 do CNJ que recomenda sua implantação no atendimento de menores em conflito com a Lei e em todos os espaços em que se configura situação de crime de menor e médio potencial ofensivo.


A estratégia metodológica da EsPeReé de cunho psicossocial e político, e busca abrir espaço de diálogo para que o sujeito participante do processo assuma o seu papel ativo e passe de vítima da cultura de violência ou de um crime aprotagonista de sua história de superação, e recupere a autoconfiança, a segurança social e o sentido da vida. O seu processo viabiliza uma reinterpretação deum evento doloroso o qual ocorrera no passado imediato ou remoto para superar as mágoas, ressentimentos e o desejo de vingança que limitam o prazer da vida. Esta abordagem permite realizar processos de justiça restaurativa e estabelecer acordos que garantam a interrupção da reincidência dos casos.
As vivências e técnicas aplicadas facilitam a conexão com as próprias emoções e com as raízes culturais, e contribuem para o processo de aprendizagem sobre como lidar com os conflitos intrapessoais, fruto das experiências e histórias de vida, bem como dos conflitos do cotidiano que interferem na qualidade das relações, e que impactam na práxis social. 
A estrutura metodológica da ESPERE ensina a SER e a CONVIVER, além de propiciar condições para VER o conflito com uma nova perspectiva a partir da compreensão das narrativas dos fatos. Neste processo, coletivamente se constrói a verdade que dá espaço para mudança de comportamento e a transformação do conflito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário