terça-feira, 18 de abril de 2017

ENCERRAMENTO DOS CURSOS DE VIOLÃO, SANFONA DO CASARÃO DE POESIA FIA 2016-2017





Texto da Coordenadora do Curso
No dia 12 de Abril de 2017,  encerrou-se mais uma edição do Curso de Música do Casarão de Poesia, que teve como foco o aprendizado de violão e sanfona, atingindo um total de 50 alunos beneficiados.
O Casarão se orgulha de fazer parte da vida dessas crianças e adolescentes, não apenas por proporcionar a apreensão de novos conhecimentos, mas por reconhecer-se como um espaço cultural onde as pessoas se sentem à vontade para construir laços de amizade importantes para as suas vidas.
Eu, enquanto coordenadora do projeto, integrante do Casarão e, sobretudo, artista, fico muito satisfeita em ver, nessas ações, fortificada a minha crença de que a arte e a cultura são bens inalienáveis capazes de transformar o mundo.
Por isso, tenho muito o que agradecer: em primeiro lugar, ao Cmdca Curraisnovos (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que, através de Edital do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência), tornou possível, financeiramente, a realização desse projeto; gratidão e admiração ofertadas a Dr. Marcus Vinícius Pereira Júnior, por sua atuação revolucionária como jurista em nossa cidade, colocando em primeiro lugar as necessidades de um público tão negligenciado como é o da infância e da juventude, tornando possível que, aos poucos, as utopias se realizem; aos integrantes do Casarão de Poesia, em particular a Wescley J. Gama e Ana Lúcia Henrique, pela colaboração e apoio constantes; a todos os alunos que passaram por essa edição e um parabéns mais vivo àqueles que perseveraram até a reta final; e, por fim, ao talentoso músico e genuíno mestre Allan Nascimento que há anos vem conduzindo, com dedicação, sensibilidade e competência, a educação musical de tantos meninos e meninas, afoitos pelo mundo em toda a sua dimensão sonora e sentimental.


Já são 10 anos de cursos de música no Casarão de Poesia, dentre sanfona, violão, piano e flauta. Quase mil alunos por aqui passaram. Alguns seguiram o caminho da música; a maioria ampliou suas possibilidades estéticas. Todos que por aqui passaram, deixaram um Casarão ruidoso, movimentado e feliz, pela consciência e pela sensação de que estamos fazendo a nossa parte na construção de um mundo melhor, mais humano, justo e democrático.
Descentralizando ações, compreendendo as pessoas como sujeitos de suas histórias, buscamos ao longo dessa década oportunizar o contato das pessoas com seu humano fecundante: aquele que frui, aproveita, degusta arte e cultura; mas também se vê capaz de produzir, agir, atuar, escrever sua arte de próprio punho. Estamos felizes e desejosos de continuar nessa caminhada, pois através dela saímos mais ricos e humanos. Avante!




Nenhum comentário:

Postar um comentário