terça-feira, 30 de janeiro de 2018

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTE NO CPA



 Com a participação de adolescentes entre 12 e 16 anos, foi realizada pelo CONSEC/RN, nesta terça-feira dia 30 de janeiro, a Oficina de Sensibilização para Participação de Adolescentes no CPA com a Consultora do CONANDA a senhora Monique Batista Carvalho.
Na oportunidade a consultora destacou a importância da participação social e o porque e importância dos adolescentes terem um espaço de discussão nos Conselhos de Direitos da criança e do Adolescente nacional, estadual e municipais.
O evento realizado na casa da Cidadania em natal contou com a participação de representantes de Conselhos de Direitos e adolescentes de 20 municípios.

De Currais Novos estavam presentes os adolescentes Aline e Allan do projeto Policia Mirim, o Diácono Adaildo representando o CMDCA e a Conselheiro Tutelar Gilvania Cirilo como observadora.
Na oportunidade 13 dos 21 adolescentes presentes foram candidatos a representar o Rio Grande do Norte no CPA Nacional entre eles os jovens de Currais Novos, ficando a representatividade com o jovem Othon da cidade de Lajes do Cabugi.
Na oportunidade, todos os conselheiros presentes observaram o grande protagonismo dos adolescentes presentes e a sua vontade de participação social.
Estes jovens já formaram o CPA Estadual.
O momento foi também uma oportunidade de encontro entre representantes de Conselhos de Direitos da criança e do Adolescente que solicitaram ao presidente do CONSEC/RN mais encontros promovidos pelo CONSEC e orientações para a realização das conferencias livres em 2018, em preparação a XI Conferencia Nacional, que devem ser realizadas até o mês de abril e cuja temática esta contida na resolução 202/2017 do CONANDA.

O QUE SÃO OS CPAs.

Uma reivindicação dos jovens na 9ª Conferencia de Direitos da criança e do adolescente instituida através das resoluções 159 e 191 do CONANDA, esta ultima fonte dos debates da ultima conferencia nacional. 
O CPA é o Comité de Participação dos Adolescentes e surge principalmente a partir do Plano decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. A resolução 191 CONANDA preconiza que: O Comitê de Participação de Adolescentes - CPA será um órgão colegiado formado por adolescentes escolhidos no âmbito dos espaços de participação de adolescentes nos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de grupos sociais diversos e por meio do ambiente virtual de participação.




Cabe então a cada município a efetivação dos seus CPAs como forma de participação dos adolescentes nas discussões que acontecem em torno dos seus CMDCA/CONDICAs.












Nenhum comentário:

Postar um comentário